Nome científico: lepidium meyenii, espécie peruvianum
Localização principal: região da Cordilheira dos Andes, no Peru.
Minerais vitais: contém altas concentrações de cálcio, magnésio, sódio, sílica, manganês, cobre, zinco, vanádio e outros. Bula Maca Peruana
Valor nutricional: contém concentrações de tiamina, riboflavina, ácido ascórbico, proteínas, carboidratos, lignanas, glicosinolatos, fitoesteróis e alcalóides.
A maca é um membro da mesma família de plantas que a mostarda e o brócolis. Parece um pouco com um rabanete grande que varia de branco a preto, e tem um sabor que é descrito como semelhante ao caramelo. A cor da raiz é frequentemente usada para determinar o que é mais eficaz no tratamento ou alívio, e as três principais categorias são a raiz negra, vermelha e amarela.

O ciclo de crescimento é anual e a maca só foi cultivada com sucesso em altas altitudes no Peru. Preparar maca como alimento não é diferente da preparação de batatas, sendo a panificação e a torrefação alguns dos métodos mais populares.

Muitas vezes, as raízes são secas para armazenamento a longo prazo e depois fervidas mais tarde com leite para criar um mingau, ou podem ser moídas para um pó para uso medicinal, adicionadas como amido a vários pratos, comidas e secas. usado em uma bebida fermentada peruana chamada maca chicha.

As espécies de maca mais estudadas por pesquisadores, médicos e herboristas são exclusivas da região dos Andes, no Peru. Planejando suplementar com Maca? Certifique-se de que você está usando apenas a maca que foi verificada como a espécie peruvianum. O lepidium cresce em muitos lugares do mundo, mas a espécie lepidium peruvianum é a principal forma de raiz de maca que foi verificada como eficaz através de estudos científicos.

Maca em pó em smoothie
Pesquisa Maca
O título de pioneiro-chefe e defensor da pesquisa de maca tem sido atribuído à cientista peruana Dra. Gloria Chacon. Nascida em 1940, Chacon completou a maioria de suas pesquisas sobre maca como parte de sua dissertação quando tinha apenas vinte anos de idade.

Em sua dissertação, Chacon identificou 13 fenótipos distintos de maca e estabeleceu a metodologia para classificar e distinguir esses fenótipos por cor. Além disso, Chacon é responsável por identificar e catalogar os vários nutrientes, minerais e constituintes físicos gerais da maca e seus fenótipos.

Chacon também isolou uma espécie específica de maca que é genética e geograficamente distintiva de seu país natal, o Peru. Chamado de lepidium peruvianum, este é considerado o principal exemplo e a primeira escolha em termos de eficácia medicinal dentre todos os tipos de maca que crescem no Peru. Como forma de homenageá-la por seu trabalho, o Museu de História Natural do Peru nomeou esta espécie específica, lepidium peruvianum Chacon, em 1993.

Efeitos De Maca
Embora existam 13 fenótipos identificados de maca atualmente identificados como geneticamente distintos um do outro, a maioria dos fenótipos se divide em três variedades diferentes: amarelo, vermelho e preto.

A variedade amarela é geralmente considerada de baixo grau e funciona bem como um suplemento geral para o desequilíbrio hormonal e como um esteróide à base de plantas. Possui efeitos similares às variedades vermelha e preta, mas é geralmente considerada menos potente.

A maca vermelha é tipicamente mais eficaz como um balanceador de hormônios e é mostrada para fornecer alívio melhor para os sintomas da menstruação e menopausa em mulheres. A maioria dos herboristas, pesquisadores e médicos recomendam a maca vermelha principalmente para as mulheres, em oposição ao amarelo ou ao preto. Alguns homens tomam maca vermelha, como foi mostrado para reduzir a massa de uma próstata aumentada quando tomado regularmente.

A maca negra é considerada a mais potente quando usada como suplemento afrodisíaco ou energético, e é tomada por muitos atletas ou homens e mulheres que sofrem de falta de libido ou disfunção sexual. Há alguma pesquisa para indicar que a variedade negra também estimula a produção de espermatozóides e a motilidade em homens quando tomadas regularmente ao longo do tempo, e a maca negra é geralmente a espécie que é levada para fertilidade e virilidade em termos de uso histórico.

Novamente, todas as três variedades fornecem os efeitos medicinais desejáveis ??pelos quais a maca é conhecida, mas é importante escolher qual variedade de maca tomar se você estiver procurando por resultados específicos. Fale com um especialista em nutrição e / ou especialista em medicina natural sobre qual variedade de maca é melhor para você com base em seus desejos e necessidades.